#Pracegover Foto: na imagem há um prédio e carros
#Pracegover Foto: na imagem há um prédio e carros

Acadêmicos da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) de Tubarão, devem promover na próxima segunda-feira (7) uma manifestação em frente ao Bloco da Saúde da instituição de ensino para reivindicar o retorno seguro das aulas presenciais, opondo-se à institucionalização do ensino remoto.

Eles são contrários à permanência do ensino híbrido – 50% das aulas remotas e 50% presenciais, proposto pela universidade que é administrada pelo Grupo Ânima. O ato foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e será realizado às 18h.

De acordo com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Pedro Henrique Almeida, a manifestação ocorrerá de forma nacional, todas as universidades do Grupo Ânima terão a manifestação neste dia e também no mesmo horário. “Houve uma mudança de currículo para o E2A. Quando os estudantes assinam, a hibridez está incluída, mas não é clara para os acadêmicos. Pagamos o valor presencial, mas há somente 60% de aulas presenciais. Essa situação gerou uma revolta e nós alunos não aceitamos esse tipo de modelo”, expõe.

Segundo ele, o Ministério da Educação (MEC) autoriza o ensino híbrido de 40%, porém a universidade tem a opção de não seguir esse percentual e permanecer com 20%, o que é o desejo dos estudantes. Os estudantes procuraram o Procon de Tubarão, para ajudá-los a resolver esta situação.

Pedro Henrique conta que a instituição espalhou panfletos explicando sobre o ensino híbrido. “O cartaz falava que desta forma poderíamos economizar na gasolina ou ainda estudávamos no conforto de nossos lares. Eles querem continuar com o ensino híbrido porque podem colocar 150 estudantes em uma mesma matéria e podemos assistir as aulas de qualquer lugar do Brasil. Justificativa ruim”, lamenta.

O Portal Notisul buscou contato com A UniSul que informou que tem conhecimento da manifestação, porém neste momento não irá se pronunciar. Após os atos, o grupo deve se manifestar.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul