A graduação é um momento de muitas descobertas e desafios para os alunos que embarcam nessa jornada. Porém, para Mauricio Oliveira Domingos, a vida estudantil trouxe desafios muito maiores do que os estudantes regulares enfrentam. Mauricio é surdo e precisou superar muitos obstáculos para chegar na tão sonhada graduação. Hoje, ele é recém-formado em Engenharia Civil pela Unisul e o primeiro estudante surdo a se formar no curso.

A engenharia civil conseguiu unir dois atrativos para Mauricio: o gosto pela área e também a parte mais visual que a profissão e o curso oferecem. Para acompanhar todas as aulas, ele contou com o auxílio da professora Conceição, que é intérprete de Libras. “Ela me acompanhou durante todo o processo das aulas até o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Inclusive me acompanhou muito antes de eu ir para a Universidade. Sou muito grato a ela”, relata.

O português foi uma das maiores dificuldades que ele enfrentou durante o curso. Mas ele afirma que o apoio dos amigos e professores, bem como seu próprio foco, o ajudaram a superar os obstáculos. “Às vezes demorava para entender algumas matérias, pois a Língua Portuguesa é muito difícil. Mas com muita persistência e foco consegui alcançar os meus objetivos”.

Desde o início do curso a turma recebeu o estudante muito bem. Ele conta que nunca sentiu nenhum preconceito por parte dos colegas. Uma das grandes provas disso é que, durante a colação de grau, Mauricio foi escolhido para ser homenageado como ‘Amigo da Turma’. “Fiquei surpreso, não esperava. Fiquei muito feliz com os meus amigos”. A professora Conceição também foi homenageada durante a cerimônia. 

Mauricio diz que agora, seu maior sonho, é conseguir um emprego na área. Ele afirma que o preconceito ainda é muito grande. “Atualmente o meu maior desafio profissional, sem dúvidas, é a falta de oportunidade para mostrar meu trabalho, justamente por ser deficiente auditivo. Mas não por ser difícil para mim e sim por estarmos em uma sociedade ainda muito preconceituosa”, reflete. Apesar das dificuldades que ainda irá enfrentar, o jovem diz que não vai ceder. “Quero dizer que o importante é nunca desistir dos seus sonhos, pois somos mais fortes do que imaginamos”.

Adendo:  Inclusão na Unisul

O Programa de Promoção de Acessibilidade da Unisul acolhe pessoas com deficiência sensorial, física, intelectual, dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Oferece recursos para facilitar o acesso aos conteúdos através de, por exemplo, das Tecnologias Assistivas, como de aplicações de softwares que podem aumentar ou manter as capacidades funcionais e auxiliar as pessoas com deficiência de acordo com suas necessidades. O PPA está presente nos campi da Unisul e polos de apoio presenciais da UnisulVirtual.