Foto: Reprodução

Uma estudante brasileira de 18 anos descobriu um novo asteroide no espaço enquanto fazia pesquisa para a NASA, a Agência Espacial Norte-Americana. A descoberta do asteroide foi realizada por Laysa Peixoto Sena Lage em agosto deste ano depois de uma campanha da NASA.

A estudante é moradora de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Laysa sempre teve paixão pelas estrelas e estudou a vida toda numa escola pública.

Hoje, ela cursa o 2º período de física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Laysa foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020. Ela também ganhou o bronze na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Descoberta

No início do ano, viu no site da Nasa a campanha de “caça asteroides”, realizada em parceria com a The International Astronomical Search Collaboration. Foi então que resolveu participar da campanha e acabou realizando uma descoberta histórica do novo asteroide.

Ela batizou a descoberta de LPS 003, as iniciais do seu nome. A universitária faz parte do Observatório Astronômico da UFMG e também planeja fazer outros cursos da Nasa.

*Com informações do Diário de Pernambuco via Só Notícia Boa

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul