O curso de medicina veterinária da Unisul é o único do país a oferecer aos alunos, ainda no segundo ano de atividade, uma estrutura hospitalar como a que é construída no campus de Tubarão -  Foto:Unisul/Divulgação/Notisul
O curso de medicina veterinária da Unisul é o único do país a oferecer aos alunos, ainda no segundo ano de atividade, uma estrutura hospitalar como a que é construída no campus de Tubarão - Foto:Unisul/Divulgação/Notisul

 

Tubarão
 
A estrutura física do Hospital Veterinário da Unisul (HVU) fica pronta até o dia 15 do próximo mês. São apenas mais 23 dias de trabalhos. A afirmação é do coordenador do curso de medicina veterinária, professor Peter Johann Bürger. Ele acompanha de perto o andamento das obras.
 
A instituição será referência no atendimento a animais de pequeno porte, como gatos e cachorros. O HVU vai ser um dos maiores hospitais especializados no tratamento veterinário do sul de Santa Catarina, e o único do estado a oferecer o serviço de banco de sangue. 
 
As obras do hospital tiveram início em janeiro deste ano. Após a conclusão da estrutura, serão instalados os equipamentos e dispostos os móveis. A data de inauguração ainda não foi definida pela Unisul. 
 
Com 2,3 mil metros quadrados, o espaço abrigará laboratórios de análises clínicas, de doenças infecto-contagiosas, de microbiologia, centro de diagnóstico e cirúrgico – com duas salas de operação -, salas de internação e de pós-operatório, além de canis e gatis com capacidade para 20 animais cada.
 
A ideia é que o hospital contribua na formação do médico veterinário e também que atenda às necessidades da comunidade. “Há tipos de tratamento que as pessoas têm que levar seus animais para fora do estado. Agora vamos oferecer tudo aqui”, comemora Bürger.
 
Novos projetos
O Hospital Veterinário da Unisul fica próximo ao bloco pedagógico, no campus de Tubarão. Paralelamente a este projeto, o curso de medicina veterinária da universidade já trabalha na construção de uma instituição para atender animais de grande porte, como bovinos e cavalos, por exemplo. A estrutura será instalada em Braço do Norte. O projeto desta obra deve ficar pronto em 90 dias.