Conhecida como
Conhecida como "ave do paraíso", planta embeleza a avenida Marcolino Martins Cabral - Foto:Kalil de Oliveira/Notisul

Tubarão

Conhecida como "ave do paraíso", as estrelícias plantadas no canteiro central da avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, anunciam a chegada da primavera, que inicia pontualmente amanhã às 11h21min. 

São em torno de 60 plantas em uma iniciativa da Fundação Municipal do Meio Ambiente, em 2014, e que agora prometem trazer um belo visual à região central da Cidade Azul.

De acordo com os institutos de meteorologia, na média geral, será um período com dias mais quentes. Nos primeiros dias, porém, há previsão de geada nos pontos mais altos, com a chegada de uma frente fria em Santa Catarina.

Há alerta para ondas de até três metros de altura, que tornam inviáveis as atividades como pescaria e navegação de pequenas e médias embarcações. Essa condição aliada à luz cheia pode provocar novos alagamentos em cidades da região litorânea.

O tempo frio chega no próximo sábado sem condições de chuva. A precipitação, aliás, deve ocorrer apenas em outubro, com a chegada de nova frente fria. A estação representa ainda o fenômeno do equinócio no hemisfério sul, quando o dia tem a mesma duração que a noite, ou seja, com 12 horas cada uma. No decorrer do tempo, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a presença do sol no hemisfério sul.

Cuidados com a alergia
Outro detalhe da primavera é a presença maior de alergias. Sintomas comuns são coriza, espirros e coceira na região do nariz, principalmente entre as pessoas que sofrem de rinite. A explicação de profissionais de saúde para o fenômeno é o fato do pólen das flores entrarem em contato com a mucosa respiratória, provocando as crises. 

Alguns cuidados, então, seriam evitar o contato com forrações, animais de pelúcia e outros materiais causadores de alergias. A Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia estima que 12% da população apresenta alergia a pólen na primavera. É possível encontrar vacinas em alguns hospitais particulares.