Tubarão

Uma avaliação realizada pela secretaria estadual de saúde apontou Tubarão como o município com a melhor cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). A pesquisa foi feita em cidades com população acima de 55 mil habitantes. A Cidade Azul disponibiliza o serviço a 79,61% da população total (92.569). Em Lages, segunda colocada no ranking estadual, o percentual é de 77,86% e Florianópolis, terceiro lugar, 77,22%.

Já entre os municípios com população proporcional a Tubarão, a diferença é ainda maior. Em Brusque (94.962 habitantes), por exemplo, há 65,71% de cobertura da ESF. O município figura na 7ª colocação do ranking. Entre os grandes centros do sul catarinense, a Cidade Azul também tem grande vantagem. Araranguá, que tem menos habitantes que Tubarão (são 57.162 pessoas), surge na 4ª posição da lista, com 71,83% de cobertura da ESF. Criciúma (185.506 habitantes) está em 11º lugar, com 49,49%.

O próximo passo, explica o secretário de saúde da prefeitura, Roger Augusto Vieira e Silva, é verificar a qualidade do atendimento nos postos e ampliar a cobertura em saúde. Atualmente, Tubarão conta com 23 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) distribuída nos bairros. A meta é elevar para 32 o número de unidades com ESF.
E não falta muito para isto. Este ano, já está em andamento a instalação de uma unidade na comunidade Vila Esperança, onde mais de 800 famílias serão assistidas; a instalação de uma unidade no bairro Monte Castelo, o desmembramento dos postos São Luiz 1 e 2 e a ampliação (com a instalação em uma ESF) no bairro Santo Antônio de Pádua; a reforma e ampliação da unidade do São Cristóvão.

Além dos postos da ESF, são três clínicas de referência instaladas no Humaitá, Morro do Becker e na Policlínica Central. O programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) completa o quadro e totaliza 100% de cobertura em todos em bairros de Tubarão.