Carolina Carradore
Tubarão

A chuva foi embora e o sol parece que veio para ficar. Mesmo com o tempo bom, muitas ruas de Tubarão continuam em situação lamentável. O ‘lamaçal’ persiste e moradores aguardam uma atitude da prefeitura.

Na rua Pedro Marques, no Loteamento Nereu, via paralela à Tenente Luis Maus, no bairro Andrino, trafegar é praticamente impossível. A lama não ‘some’ de jeito algum. “A prefeitura patrolou ruas próximas, mas a nossa ficou para trás. O barro chega a entrar nas casas. Precisamos urgente de um auxílio”, reclama o morador Marco Aurélio Venâncio.

As péssimas condições de tráfego também são realidade nas ruas do Sertão dos Corrêa. Em uma via (ainda sem tem nome), moradores chegaram a comprar um caminhão de areia. “Mas, só foi a chuva voltar que a situação piorou ainda mais”, lamenta Ademir da Luz, membro do Conselho Comunitário do bairro. Para amenizar a situação, a comunidade ganhou da secretaria de obras a tubulação para a drenagem da rua.

E as reclamações na prefeitura não param de chegar. O secretário de obras, Nilton de Campos, afirma que o gasto com asfalto chega a R$ 1 milhão. “Esperamos que em 30 dias consigamos recuperamos as principais ruas de asfalto da cidade”, diz, otimista.

Cronograma
Ontem, as máquinas da secretaria de obras trabalharam nas ruas Vidal Ramos (hospital) e Felipe Schmidt (próximo ao Morro do Canudo), no centro, e no bairro São Martinho, na estrada geral de Sombrio. Foram utilizadas 160 toneladas de asfalto para recuperar a rua Florianópolis e outras vias próximas, no bairro Aeroporto.

Trabalhos também foram iniciados do bairro Morrotes até o Rio do Pouso, onde 180 toneladas foram utilizadas. Para hoje, segundo o secretário Nilton de Campos, a meta é utilizar mais 160 toneladas de asfalto no mesmo bairro.

O cronograma da secretaria também prevê para daqui a 10 dias, a recuperação da rua Prudente de Moraes (Morro do Canudo) até a Aldo Hülse, no bairro Andrino. “Nossa intenção é recuperar esses asfaltos deteriorados o mais rápido possível”, garante Nilton. A rua Pedro Marques, no bairro Andrino, também está no cronograma da secretaria.

Resultado
O manifesto realizado por cerca de 150 agricultores na tarde de quarta-feira surtiu resultado positivo. Ontem, as máquinas já trabalhavam na comunidade de Areado. Segundo o secretário de desenvolvimento rural da prefeitura, José Antônio De Pieri, faz parte do cronograma de trabalho a recuperação de ruas em Alto Pedrinhas, Caruru, Sertão dos Corrêa, Sanga do Lageado e Sertão dos Mendes. Uma empreiteira foi contratada ontem para realizar o trabalho de recuperação das estradas do interior do município.