Carolina Carradore
Tubarão

O Ano-Novo e o restante da temporada de verão são um chamariz para turistas de todo o Brasil frequentarem as praias da Amurel. Mas muitos ficam desanimados em enfrentar quilômetros de estradas de chão batido para chegar a alguns balneários.
Para a virada de ano e boa parte de janeiro, os secretários de obras das prefeituras de Tubarão, Imbituba, Laguna e Jaguaruna são unânimes: todas as vias de acesso às praias estão aptas a receber veículos pequenos e até caminhões. Mas, atenção: cruze os dedos para São Pedro dar uma aliviada e a chuva não estragar o trabalho.

Quem quer sair de Tubarão e evitar a BR-101 pode optar pela Aggeu Medeiros (beira-rio), pelo bairro Madre. A estrada leva às principais praias de Laguna e Jaguaruna. Segundo o secretário de obras de Tubarão, Nilton de Campos, toda a rodovia foi patrolada segunda-feira.

A estrada de Congonhas também pode ser colocada entre as opções. A ponte – interditada até terça-feira – está liberada para tráfego. Uma ‘mini reforma’ foi efetuada por funcionários da prefeitura de Jaguaruna: troca de madeiras, nivelamento e construção de proteção lateral. O secretário de obras de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, garante: a passagem tem condições para receber veículos de até duas toneladas.

Ruas com poucos
buracos em Jaguaruna

Em Jaguaruna, o secretário de obras da prefeitura, Edenilson Montini da Costa, assegura que todas as vias de acesso às praias estão recuperadas. Para chegar até Campo Bom, o turista pode trafegar pela BR-101, passar o trevo de Sangão e entrar pelo distrito de Morro Grande. Os cinco quilômetros de estrada até Campo Bom estão patrolados, segundo o secretário.

Dunas do Sul é outro balneário que pertence a Jaguaruna e atrai cada vez mais turistas. Quem sai de Tubarão pode pegar a estrada Geral de Congonhas. Ao avistar a empresa Cysy Mineração, trafega mais 300 metros e segue pela Estrada Geral de Laranjeiras, acesso recuperado essa semana pela prefeitura de Jaguaruna. Depois de rodar 35 quilômetros, o motorista chega em Dunas do Sul.

Dunas atrapalham acesso ao Farol

Para quem quer curtir o Réveillon no Farol de Santa Marta, em Laguna, o conselho do secretário de obras da prefeitura, Paulo César Corrêa, é esperar para pegar a estrada o quanto antes. A entrada do Farol está tomada por areia, proveniente das dunas, cerca de dois quilômetros antes de chegar à praia. Funcionários da prefeitura retiraram toda a areia nesta quarta-feira. A estrada geral do Farol está sinalizada e patrolada. Nas praias da Galheta, Ipuã, Cardoso e Tereza, todos os acessos secundários também estão sinalizados e com buracos tapados, segundo informa Corrêa. O único lugar está irregular, na avaliação do secretário, é a estrada de chão que dá acesso à Praia do Sol. Para chegar até lá, é preciso trafegar oito quilômetros após o Mar Grosso, em direção ao norte. “Falta revestimento, mas não está tão ruim”, garante.

Em Imbituba, boa parte das
estradas são pavimentadas

Em Imbituba, boa parte das estradas que dá acesso às praias é pavimentada. Para chegar à Vila Nova, o motorista entra no trevo da BR-101 em direção ao bairro de mesmo nome e encontra todas as ruas pavimentadas. A informação é do secretário de obras da prefeitura, Jaison Cardoso de Souza. Para quem quer curtir a praia da Ribanceira, é possível passar pelo centro da cidade e ir até o bairro Vila Alvorada, onde todo o trajeto está sinalizado e pavimentado. Já na praia de Ibiraquera, o acesso ocorre em dois quilômetros de asfalto e mais dois de estrada de chão, patrolados recentemente. Na Praia do Rosa, a mais procurada no verão, o acesso se dá pelo trevo de Araçatuba, até avistar o primeiro posto de gasolina, à direita. São quatro quilômetros de pavimentação asfáltica até Ibiraquera e mais quatro de estrada de saibro até chegar no Rosa.