Braço do Norte

O tão esperado projeto de pavimentação da estrada do Pinheiral, que liga a comunidade ao centro de Braço do Norte, já está nas mãos do secretário de desenvolvimento regional Gelson Luiz Padilha (PSDB). O documento, já readequado, foi entregue esta semana pelo vereador Nivaldo Irineu Ricken (PMDB).

A mudança no projeto, para que se enquadrasse dentro do programa federal ProPav, foi paga pelos moradores da comunidade: R$ 45 mil. “Com esta manobra e a parceria da comunidade, poderemos lançar o edital de licitação. Isto será feito nesta sexta-feira, quando o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) cumpre agenda na região”, anuncia Padilha.

O processo de licitação deve ocorrer até meados de dezembro. Com isso, é possível que a obra inicie no começo do próximo ano. “A obra é uma prioridade para a comunidade e para Braço do Norte. Vamos fiscalizar, cobrar e acompanhar todo o processo”, discorre o secretário regional.

Hoje, a comunidade do Pinheiral conta com 12 frigoríficos, seis laticínios e sete salsicharias. Semanalmente, são abatidos dez mil suínos para abastecer estas indústrias de beneficiamento. O bairro é responsável pelo escoamento de grande parte da produção rural de Braço do Norte. Cerca de 45% da arrecadação do município provém do agronegócio instalado na localidade, que reúne aproximadamente 1,2 mil produtores rurais.