Zahyra Mattar
Jaguaruna

A finalização das obras de pavimentação da Estrada do Camacho, em Jaguaruna, está cada vez mais próxima. Fim de semana, a ponte de Riachinho foi liberada para o tráfego de veículos e pedestres. Até semana passada, a antiga estrutura era utilizada. No local, onde foi construído um bueiro triplo, foi feito o aterramento das cabeceiras e a preparação da estrada para a colocação da camada asfáltica. Isto deverá ocorrer até a quarta-feira da próxima semana, conforme o cronograma de trabalho da Saibrita.

Outra novidade é quanto à sinalização horizontal do trecho na comunidade de Garopaba do Sul. Tachões foram disponibilizados ao longo de toda a estrada. “Também neste ponto é feita a colocação dos meio-fios para depois serem feitas as calçadas”, anuncia o gerente de infraestrutura da secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão, Léo Goularte.
Na ponte da Barra, a concretagem da pista e as muretas de proteção estão prontas. Neste momento, é esperado o tempo para a “cura” do concreto (o tempo que demora para secar). “Paralelamente a isso, uma equipe trabalha na execução dos pilares com proteção para pedestres”, explica Léo.

A obra da Estrada do Camacho, que ligará o Centro de Jaguaruna ao balneário, tem um cronograma físico de término até fim deste mês. O gerente avisa: não haverá prorrogação do prazo. Dos quase 19 quilômetros da estrada, falta apenas 1,9 quilômetro a ser asfaltado. A única parte que ficará para ser terminada em agosto é a sinalização vertical (placas, por exemplo) de toda a estrada. “Mas isso não irá interferir no tráfego e será feito rapidamente”, pontua Léo.