Foto: Plantão assessoria/Tubarão Saneamento/Divulgação/Notisul
Foto: Plantão assessoria/Tubarão Saneamento/Divulgação/Notisul

Tubarão

Alunos da Escola Professor Fernando Valter, no bairro Congonhas, em Tubarão, participaram de uma aula de Educação Patrimonial nesta terça-feira (26), com técnicos da Tubarão Saneamento, por meio da empresa Sapienza Arqueologia e Gestão do Patrimônio. Esse contato com mais de 50 estudantes visa mostrar a importância da obra executada na comunidade e detalhar sobre um dos Sambaquis identificados, além de levar o conhecimento sobre o valor histórico e cultural dessas áreas.

O Sambaqui Congonhas 4 pode ser encontrado no mesmo terreno onde é construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). É monitorado por uma equipe de arqueólogos contratada pela Concessionária, para evitar qualquer alteração ou impacto.

A técnica de arqueologia da Sapienza, Luana Alves, apresentou alguns objetos e resíduos que podem ser encontrados em Sítios Arqueológicos, e contou sobre algumas técnicas para exemplificar e facilitar a compreensão do corpo discente.

“Essa atividade faz parte do Programa “Tubarão Saneamento e Você”, que propõe levar informações da Concessionária ao público geral. Com essa atitude, nosso objetivo é ampliar as discussões em torno do meio ambiente e incentivar uma reflexão acerca da importância da preservação ambiental”, destaca a direção da empresa.