#Pracegover Na foto, vista aérea de uma baleia-franca
Foto: ProFranca/Instituto Australis
Está aberta a temporada de observação de Baleias Franca. Neste sábado, dia 12, as primeiras Baleias-Franca da temporada 2021 foram avistadas na Praia da Gamboa, em Garopaba, dando início ao período de observação dessas gigantes no litoral sul catarinense. A primeira avistagem em Laguna aconteceu hoje, dia 14, na Praia do Mar Grosso.

Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades que integram o destino de ecoturismo Rota da Baleia Franca, formam a região em que concentra o maior número de baleias franca nesta época do ano. A dinâmica da região ou cidade em que elas mais se concentram tem variado nos últimos anos, mas historicamente, Imbituba tem o maior registro oficial, por isso recebeu o título de Capital Nacional da Baleia Franca.

Na temporada de 2020, por exemplo, houve grande concentração delas na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, mais ao sul.

A Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Turismo e Lazer, renovou seu convênio com a Rota da Baleia Franca este ano, onde apoiará financeiramente ações em feiras de turismo e eventos de divulgação do destino.

“Em 2021, provavelmente vamos receber a visita das baleias que estiveram aqui em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada 3 anos. Isso nos deixa bastante ansiosos já que 2018 foi a temporada recorde de ocorrência de baleias no sul do Brasil. Mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão. Nosso monitoramento terrestre terá início em agosto, quando teremos mais informações sobre a ocorrência da espécie na região e aí sim poderemos traçar hipóteses sobre o andamento desta temporada reprodutiva”, ressalta Eduardo Renault, Gerente do ProFRANCA.

A Rota da Baleia Franca
A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.

O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.

 Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca
A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Saiba mais no site: www.rotabaleiafranca.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/rotadabaleiafranca
Instagram: @rotadabaleiafranca