O espetáculo A Farsa do Advogado Pathelin, do grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!!, de Florianópolis,  fará uma turnê por dez cidades de Santa Catarina, através do Projeto de Integração e Descentralização da Cultura, patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de SC.

A peça teatral é indicada para todas as idades e estreou em maio de 1996. Nesses 26 anos foram mais de 1.000 apresentações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina, onde a peça já foi encenada em mais de 130 cidades.

Ao longo desses anos a peça, com direção de Júlio Maurício, participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 9 prêmios no Brasil e no CONESUL.

A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1.460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia – enganador e enganado – parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.

Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?

 

SINOPSE

O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer, sem pagar, um corte de tecido. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante, porém seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.

 

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES

Içara – 13/4 – 19h30 – Auditório Osvaldo Duarte – Paço Municipal

Jacinto Machado–  14/4 – 18h30 – Centro de Convivência da 3ª Idade

Balneário Gaivota – 16/4 – 10h – Auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro

Siderópolis– 16/4 – 19h – Centro de Eventos São Luis Oreone

Jaguaruna – 17/4 – 20h – Salão Paroquial da Matriz N. Sra. das Dores

Benedito Novo – 20/4 – 19h – Centro de Eventos de Benedito Novo

Rio dos Cedros – 21/4 – 19h – Auditório da EEB. Prof. Giovani Trentini

Apiúna – 22/4 – 19h – Centro de Eventos de Apiúna

Ascurra – 23/4 – 20:30h – Teatro do Colégio São Paulo

Rodeio – 24/4 – 19h – Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Teatro Sim