No final da tarde da sexta-feira (21), a equipe técnica do PMP-BS/UDESC foi acionada via 0800 642 3341 para resgatar um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), vivo na praia da Balneário Esplanada, em Jaguaruna/SC.

A equipe veterinária fez o resgate do animal que foi transportado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha em Laguna/ SC. Segundo a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, a fêmea juvenil, tinha menos de um mês de vida, estava com sintomas de estresse e batimento cardíaco acelerado.

O grupo da Udesc ficou monitorando o comportamento respiratório, natatório e sonoro até estabilizar o quadro clínico da toninha. Com o estado para translocação constatado, ela foi encaminhada para a Associação R3 Animal, em Florianópolis, onde receberia cuidados especializados até a reintrodução ao mar.

Após todos os esforços possíveis para manter o animal estabilizado, infelizmente ele morreu a caminho do Centro de Reabilitação.

Para o PMP-BS/Udesc foi uma experiência que agregou o empenho de toda a equipe com muita dedicação e profissionalismo.

A preservação desta espécie é urgente! Segundo o Projeto Toninhas ‘A toninha é a única representante atual da família Pontoporiidae, e acredita-se que exista há cerca de um milhão de anos. Em virtude do lento ciclo reprodutivo e da alta mortalidade, a toninha é uma das espécies brasileiras de golfinho ameaçada de extinção. Atualmente a toninha está ameaçada por causa de atividades humanas e poderá ser extinta em poucas décadas.’

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!