Na manhã desta terça-feira (15), a Unisul recebeu a visita do especialista em gestão de saúde e tecnologia de Israel, Ben Harel. Ele veio para o Brasil com o objetivo de prospectar uma possível parceria na cidade de Tubarão e também com a Unisul. Ben visitou os Ambulatórios Integrados em Saúde da universidade e conheceu mais sobre o sistema público e privado de saúde no Brasil.

O israelense elogiou os serviços na área da saúde prestados pela Unisul. “O Brasil é um país muito grande e seria ótimo se todos tivessem acesso a atendimentos como os que são realizados aqui na Unisul. Observando toda a organização da universidade, penso em como podemos ajudar e realizar parcerias no futuro”, declarou Ben. A visita também contou com a presença de Rafael Vulej, que é vice presidente da Câmara Brasil Israel de indústria e comércio.

Para o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul, a universidade tem papel fundamental no desenvolvimento de novas oportunidades. “Não existe inovação sem conhecimento, e a Unisul é o centro de produção de ciência da região. Um dos nossos grandes objetivos é enxergar a frente do nosso tempo para que possamos gerar melhores expectativas de vida para a nossa cidade e região”, comentou.

Fortalecimento de parcerias

No início do ano uma comitiva saiu de Tubarão para conhecer a cidade de Israel e estreitar laços com possíveis parceiros. Da Unisul, as professoras Fabiana Shuelter Trevisol e Maria Zélia Baldessar estiveram presentes. Foi por conta desta missão realizada anteriormente que a vinda de Ben Harel para Tubarão foi possível.

Para a professora Fabiana, a visita do israelense a Tubarão reforça as relações que foram iniciadas durante a Missão Israel. “Nós mantivemos contatos e desde então trabalhamos em prol do desenvolvimento do município e a Unisul é uma das grandes parceiras nesse sentido. Somos uma das universidades mais inovadoras do país e essas parcerias vêm a fortalecer nossos projetos de pesquisa e inovação para que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforçou Fabiana.

Além disso, um dos pontos de destaque da universidade são os projetos de extensão, que atendem toda a comunidade. “Além de conhecer as instalações da universidade, apresentamos também para o Ben os nossos projetos de extensão que, apesar de não serem inovadores no sentido tecnológico, são inovadores no sentido humanístico, que é o verdadeiro aspecto da saúde”, enfatizou a professora Maria Zélia.

A visita foi acompanhada pelo professor Mauri Luiz Heerdt, pelas professoras Maria Zélia Baldessar e Fabiana Schuelter Trevisol e pelo secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão, Giovani Bernardo.