O espaço utilizado para o funcionamento do Centro de Educação Infantil Pio XII, na rua Lauro Müller, no bairro Passagem, deverá ser entregue para a Diocese de Tubarão no final deste ano. O CEI Pio XII atende crianças do ensino infantil da comunidade e no local há décadas.

Pais, mães e responsáveis buscaram contato com o Portal Notisul, eles reclamam da possibilidade de fechamento da instituição de ensino. De acordo com uma ex-aluna e mãe de uma criança que utiliza o espaço, o CEI está na comunidade há 62 anos e que a localidade precisa da unidade educacional. “Fomos pegos de surpresa. Não acredito ser justo o fechamento da instituição. Centenas de crianças passaram por aqui. Não há motivos para este fechamento do nada. A comunidade está muito revoltada”, lamenta.

Conforme o pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, padre Edison de Souza Müller, há um acordo firmado há aproximadamente 4 anos. “O terreno pertence à Mitra Diocesana de Tubarão. Foi feito um contrato que ao final deste ano, os responsáveis teriam que entregar porque a igreja vai precisar do prédio. Com o Santuário, a paróquia precisará de uma estrutura maior. Temos a garantia da Secretaria de Educação do município que nenhuma criança ficará desassistida”, pontua.

Os Centros de Educação Infantil são espaços coletivos privilegiados de vivência da infância. Eles contribuem para a construção da identidade social e cultural das crianças, fortalecendo o trabalho integrado do cuidar e do educar, numa ação complementar à da família e da comunidade.

O trabalho educacional proporciona segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer, com vistas à adequada inserção na sociedade, prevenção de doenças e conflitos familiares, promoção da saúde e proteção à infância. As unidades atendem preferencialmente crianças de Berçário I, Berçário II, Minigrupo I e Minigrupo II. Em algumas unidades, há também os grupos de Infantil I e II.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul