Esgoto a céu aberto gera protesto em TB

Amanda Menger
Tubarão

Há seis meses, os moradores da rua Sílvio Búrigo, no bairro Monte Castelo, em Tubarão, convivem com um problema chamado mau cheiroso. É que o terreno ao lado da residência 278 recebe um encanamento de esgoto e os dejetos foram verdadeiras poças. Em dias de sol, o cheiro é insuportável. Nos dias de chuva, o esgoto entra nas casas ao lado.

“É muito nojento, há muitas moscas e corós nas paredes. Passamos muito trabalho para deixar tudo limpo e temos que aguentar esses insetos. Pior é quando chove, que essa água imunda entra dentro de casa. Já reclamei na prefeitura e ninguém veio ver esta situação”, queixa-se o eletricista Moacir Atanásio.
Os problemas ficaram maiores com a demolição de um galpão onde funcionava uma oficina de chapeação. “Quando tinha o galpão, não notávamos que o problema era tão grande, mas depois que derrubaram, a água que desce do barranco empossa no terreno”, conta o eletricista.

O secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura, Nilton de Campos, comprometeu-se em enviar funcionários da secretaria para verificar o problema. “Para a minha secretaria não chegou nenhuma reclamação. Vou pedir ao pessoal que trabalha com a parte de saneamento que verifique a situação”, afirma Nilton.