Mais de dez mil moradores serão beneficiados com a coleta e o tratamento de esgoto no município. A expectativa é que o sistema seja finalizado ainda no segundo semestres deste ano.

Braço do Norte

As obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Braço do Norte continuam em execução. Com implantação de 36,8 quilômetros de redes e 2,2 mil ligações domiciliares concluídas, o projeto segue com a construção da base de apoio da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pré-fabricada, que terá vazão de 40 litros por segundo. A Casan já está recebendo equipamentos para instalação dessa unidade.

Braço do Norte recebe o investimento total de R$ 23,6 milhões. Os recursos foram obtidos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). “Serão beneficiados com coleta e tratamento de esgotos mais de dez mil moradores, um índice de atendimento de 40% da população do município”, afirma o secretário Regional de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros.

O gerente de construção da Casan, Fábio Krieger afirma que já se tem um índice de 80% dos trabalhos executados. “Trabalhamos com previsão de entrega do sistema no segundo semestre desse ano”, destaca.

O SES Braço do Norte integra o Plano de Investimentos da companhia, que prevê R$ 1,6 bilhão especificamente para esgotamento sanitário. São mais de 30 cidades com obras em andamento para implantação ou ampliação do esgotamento sanitário. A meta é colocar Santa Catarina, até 2018, entre os primeiros lugares do ranking nacional de saneamento.