Livro de Valmir Guedes Júnior será lançado amanhã  - Foto:Valmir Guesdes/Divulgação/Notisul
Livro de Valmir Guedes Júnior será lançado amanhã - Foto:Valmir Guesdes/Divulgação/Notisul

Laguna

“Mário José Remor – Retrato de uma época” é o tema do livro escrito por Valmir Guedes Júnior. A proposta é uma reflexão sobre a trajetória de Mário José Remor, que no próximo mês completa 79 anos, algumas pinceladas retrospectivas sobre sua administração em Laguna e o retrato de uma época. 

O lançamento ocorrerá amanhã, às 20 horas, na sala de eventos do Iphan, Praça Vidal Ramos, no Centro da Cidade Juliana. “Não pretendi uma longa pesquisa acadêmica, com suas teses e antíteses. Evidentemente, como todo retrato, o resultado final dependerá também do fotógrafo. Espero, sinceramente, que eu não tenha ‘queimado o filme’ como se dizia antigamente e que a fotografia tenha saído com ótima qualidade”, afirma Guedes. 

Ele relata que a partir de 1977, com a posse do prefeito eleito Mário José Remor e sua equipe, Laguna entra em uma fase que marcou época. Em pouco tempo surgem novos prédios e casas. Hotéis são ampliados e construídos. Ruas e avenidas são rasgadas, num surto de desenvolvimento em infraestrutura nunca antes visto na história. Um Plano Diretor é implantado.

Foram seis anos de administração como principal meta o desenvolvimento em todos os setores. No fim de seu mandato, ao descer as escadarias da prefeitura, agora como um cidadão comum, Mário José Remor trazia a consciência dos que cumpriram o seu dever.

O autor
Valmir Guedes Júnior nasceu em Laguna. Colaborou com escritos para vários órgãos da imprensa catarinense e Rádios Difusora e Garibaldi. Em 1995, lançou seu primeiro livro: “Porto da Laguna – A luta de um povo traído”. Em 1996, lançou o quinzenário Tribuna Lagunense, publicação que durou cinco anos. Em 2010, escreveu “A última viagem do Malteza S”, sua segunda obra. Desde 2006 possui um blog onde publica notícias, comentários, histórias, fatos e fotos de sua terra natal e de sua gente.