Laguna
 
A escolha de vagas de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) na gerência regional em Laguna foram suspensas por ordem do secretário estadual de educação, Marco Tebaldi.
 
A medida foi tomada com base na confirmação de uma denúncia, feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC), de que a gerência ocultou parte das vagas disponíveis. 
 
Para a primeira chamada dos ACTs, as direções das  1.350 escolas da rede pública estadual informaram às 36 gerências regionais o número de vagas disponíveis. No caso de Laguna, parte das vagas foi omitida.
 
Diante disso, não houve outra alternativa senão suspender o processo. A secretaria estadual continua a apurar o ocorrido para tomar todas as providências cabíveis. A escolha das vagas em Laguna será reiniciada na próxima segunda-feira. Nos outros municípios catarinenses, isso será feito hoje.
 
Conforme o cronograma da secretaria estadual, a segunda chamada dos ACTs está prevista para o período de 14 a 18 do próximo mês. A data vale para todas as cidades, inclusive Laguna.
 
É prevista a contratação de seis mil profissionais este mês, mas o número pode chegar a nove mil durante o ano. As contratações ocorrem em função do ensino de nove anos.