Escolas estaduais devem ficar prontas este mês

 

Karen Novochadlo
Capivari de Baixo
 
No próximo mês, iniciam as aulas nas escolas estaduais. Na região, seis estão em obras. Cinco instituições de ensino, localizadas em Tubarão, Gravatal, Sangão e Capivari de Baixo, devem ser entregues até o fim deste mês. Na escola General Osvaldo Pinto da Veiga, em Capivari de Baixo, os trabalhos, que estavam parados, já foram retomados. 
 
O secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, o Dura (PSDB), visitou ontem as obras localizadas em Tubarão e Capivari de Baixo. Em Tubarão, foram inspecionadas as reformas na Bertoldo Zimmermann,  na comunidade de Mato Alto, e a Senador Francisco Benjamim Gallotti, em Oficinas. Em Capivari, foram verificadas as escolas Otto Feuerschuette e a Pinto da Veiga. "O contrato das construtoras diz que as obras devem ser terminadas até o fim de janeiro", explica o secretário. 
 
Como o Notisul já divulgou, Dura ameaçou suspender o contrato com a empresa Ser Forte, de Criciúma, em virtude do atraso das obras. Contudo, a empresa solicitou uma prorrogação do prazo para a continuação dos trabalhos.
 
Para evitar a elaboração de uma nova licitação, a secretaria atendeu a solicitação e estendeu até o fim deste ano. No mês de dezembro, iniciou o estaqueamento do terreno. No período da tarde desta sexta-feira, a equipe do Notisul visitou a obra e não havia nenhum trabalhador. 
 
De acordo com a vizinhança, o expediente encerrou mais cedo, mas as obras continuavam. As outras escolas que passam por reformas e devem estar prontas para as aulas são a escola rural Catequista Joana Pendica, em Gravatal, e escola urbana Maria Duarte Vasconcelos, em Sangão.