Liliane Dias
Tubarão

A Secretaria de Estado da Educação (SED), conforme determinação do Governo de Santa Catarina, desenvolveu um conjunto de ações coordenadas. Uma plataforma com diferentes canais, ferramentas e processos para aplicação junto à rede estadual de ensino farão parte do dia a dia dos alunos da rede estadual.

A coordenadora regional de Educação da Coordenadoria de Tubarão, Maricelma Simiano Jung, conta que o objetivo é prover atividades escolares não presenciais durante o período de isolamento. “A estratégia atende a estudantes e professores com e sem acesso à internet residencial, combinando formação docente on-line para a adaptação de planos de ensino e uso de ferramentas, site de recursos de aprendizagem da secretaria, banco de cursos e aulas a distância de parceiros, além do uso de mídias sociais e outros canais já aderidos pelo professor”, detalha.

Os alunos que não têm acesso a internet e/ou a computador, podem ficar tranquilos, pois as ações foram pensadas incluindo todas as necessidades. “Para pessoas não conectadas, além de comunicação por SMS e inserção de atividades pedagógicas em meios de comunicação, serão entregues atividades em materiais impressos ao estudante, pais ou responsáveis”, tranquiliza a coordenadora.

Maricelma acrescenta, que na semana passada os professores estiveram em preparação para dar o suporte adequado aos alunos. “Os servidores já estiveram em formação na semana passada e continuarão nesta semana. Além disso, as escolas farão um cronograma de entrega e disponibilizará EPI’s, para os funcionários que estiverem entregando o material e álcool gel para quem vir buscar”, pontua.

Além de formação para os gestores, é ofertada formação docente on-line para os professores para adaptação de planos de ensino e uso de ferramentas. Outras informações sobre procedimentos serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação, a partir desta segunda-feira (6). “Mesmo assim, se alguém permanecer com dúvidas, tanto os gestores das escolas, como a coordenadoria por meio do email gereduc20@sed.sc.gov.br”, finaliza.

A Secretaria de Estado da Educação de Tubarão abrange os municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão e Jaguaruna.