‘Erosão’ na SC-390 causa transtornos no trânsito

Morador reivindica soluções no trecho onde ocorreu, na última sexta, uma colisão frontal que resultou na morte de um jovem de 29 anos, de Tubarão

Lysiê Santos
Pedras Grandes
O aposentado João Mendes, o ‘Janga’, de 70 anos, mora há 17 anos às margens da SC-390, no bairro Pedrinhas, próximo à divisa entre Tubarão e Pedras Grandes. Ele e a esposa, dona Diva Dóro, 69, guardam na memória as cenas dos inúmeros acidentes de trânsito ocorridos no trecho da rodovia estadual. O último foi a colisão frontal entre dois veículos registrada na última sexta-feira, que resultou na morte do jovem Samuel Silva, que morava na Guarda margem direita, em Tubarão.
As peças do carro e as marcas de sangue ainda estão espalhadas na via próximas a uma erosão resultante do acúmulo de água de chuva que escorre de um morro do outro lado da via. O morador relata que o trecho é estreito e não possui acostamento, o que dificulta a passagem de ciclistas e pedestres. “Há mais de 16 anos venho alertando as autoridades que essa ‘erosão’ prejudica o trânsito. As mulheres que vêm das comunidades para ir à missa, por exemplo, vem ‘rezando’ para não serem atropeladas, porque não tem espaço para andar fora da pista”, denuncia.
O trecho de pouca visibilidade e com pouco espaço causa transtornos aos condutores, pedestres e ciclistas. João tenta colaborar com a manutenção do local fazendo a limpeza do entorno. “Estou sempre ‘roçando’ o mato, tirando as pedras e limpando para facilitar a passagem das pessoas”, detalha.

Engenheiros estudam soluções para o trecho
Preocupado com os riscos que a rodovia apresenta, o morador pegou sua bicicleta e veio pedalando de Pedras Grandes até o centro de Tubarão (36 km ida e volta) em busca de soluções para o impasse. Ele procurou a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e relatou o problema. O engenheiro do Deinfra, Valdir dos Santos, esteve no local para avaliar a situação e encaminhou solicitação ao secretário executivo da ADR, Nilton de Campos, que entrará em contato com o gerente de Infraestrutura para identificar uma resolução ao trecho.