10 equipes se formaram no evento que chegou a Tubarão com a proposta de montar um novo negócio em 54 horas.

Tubarão

Construir um negócio em apenas dois dias. Esse foi o desafio do Startup Weekend, realizado pela primeira vez em Tubarão, no UniParque/Unisul. Foram 54 horas de imersão, que contaram com a mentoria de profissionais com experiência em diferentes áreas. O evento foi uma iniciativa do Comitê de Implantação do Centro de Inovação.

A programação teve início com a apresentação de ideias para novas startups e seguiu com a formação de equipes a partir das ideias mais votadas pelos participantes. Em seguida, iniciou a maratona para a criação de startups e seus produtos em apenas 54 horas.

O evento contou com mais de 90 participantes e, no último dia, as três equipes vencedoras foram premiadas. De acordo com Alexandre Souza, do Sebrae/SC e um dos organizadores do evento, os critérios de julgamento dos projetos em eventos Startup Weekend são divididos em sessões principais. Os times são julgados de acordo com três critérios: validação, execução e design e modelo de negócios.

“No quesito validação consideramos se o time saiu e conversou com os clientes, se resolveu o problema e identificou um nicho de mercado específico. Sobre a execução e design, avaliamos se a equipe já tem um MVP ou protótipo e se é funcional. Já no que diz respeito ao modelo de negócios, é avaliado o problema a ser resolvido, se é uma ideia única e quais serão os passos realizados para o negócio ter sucesso”, pontua.

Os premiados nessa edição foram em primeiro lugar o MaromBóia, solução de venda e delivery de produtos orgânicos de cultivo da agricultura familiar à pessoas que desejam ser saudáveis , em segundo lugar a equipe A3+, um aplicativo para encontrar pessoas para sexo a 3 com sigilo e discrição, e em terceiro lugar o Arkitetar, plataforma para conectar pessoas a decoradores e arquitetos. E menção honrosa para a equipe Valuee, mentoria para Startups, pela evolução durante o Startup Weekend.

A equipe vencedora já está com seu negócio funcionando, com um Instagran @maromboia,

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 1.200 cidades ao redor do mundo. A edição de Tubarão teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Unisul, IFSC, Sofplan, Pipz Automation, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz, Lure Digital, Senac, Senai/ FIESC, Lenke, Hotel Sandrini, Trier Sistemas, e MY Coffee Shop. Apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Tubarão- ACIT, CDL, Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão-AJET e Aleká.

“Estamos bem satisfeitos com esta edição e queremos agradecer a todos que prestigiaram o evento, e que nossa intenção é fortalecer a inovação, empreendedorismo e tecnologia de Tubarão e região,” avaliou Giovani Bernardo.

Depois dessa edição em Tubarão, o evento prossegue: em maio acontece em Concórdia e Palhoça, e no mês de junho o Startup Weekend Blumenau.

Foto: Mylene Salgado