Gravatal

O projeto “Ame-se” tem por objetivo principal a racionalização de uso de medicação psicotrópica e inserção da ortoterapia como uma terapia substitutiva e/ou para efeito sinérgico/associativo ao tratamento de pacientes psiquiátricos em prol da saúde mental. Este projeto será realizado em forma de um piloto com pacientes pertencentes ao ESF do Centro e Termas inicialmente, e posteriormente se estenderá a todos os usuários das outras Unidades.

Sendo assim, o grupo “Ame-se”, apresenta-se como um suporte para que os indivíduos sejam acolhidos e tenham uma experiência diferente, tendo consciência de que para cuidar da saúde e ter uma vida mais saudável, assim como para realizar tratamento de comorbidades psiquiátricas, deve-se ter uma rotina de atividades que tragam bem-estar e sugere-se eliminar a prática comum a esses usuários do uso indiscriminado e por vezes desnecessários de psicotrópicos.

O outro projeto que está sendo desenvolvido pelo Nasf, o “Cuide-se” que baseia-se na realização de um grupo Educativo e Terapêutico, com encontros quinzenais nos ESF, Secretaria de Saúde e Centro de Especialidades, será um local de acolhimento, capacitações e compartilhamento de saberes voltados à saúde dos Trabalhadores que pertencem ao quadro de funcionários da saúde de Gravatal. Será implantado nesses encontros exercícios laborais, prática de Auriculoterapia, atendimento psicológico e médico com objetivo de proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional, com aumento da produtividade, diminuição de acidentes e redução do absenteísmo.

Portanto, ao agir em prol da Saúde dos funcionários consequentemente repercutirá em uma melhor qualidade no atendimento direcionado aos usuários da Rede de Saúde Pública de Gravatal.