Braço do Norte

Uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visita nesta semana os prefeitos do Vale do Braço do Norte para divulgar a fase de preparação para os trabalhos de pesquisa do Censo 2010. O intuito é implantar nos municípios uma comissão de geografia e estatística a fim de apresentar a metodologia, os questionamentos e reforçar a necessidade do apoio da população.

Este grupo, formado por aproximadamente dez pessoas, será articulado entre os dias 10 e 15 do próximo mês. “Buscamos por pessoas receptivas que possam informar e difundir o processo de pesquisa dentro de cada comunidade”, explica o coordenador regional do Censo Demográfico 2010, Isaac Tegnalt Carrer.

No ano passado, ocorreu a contagem populacional. Agora, detalha Isaac, o objetivo é pesquisar também o perfil dos domicílios e a renda das famílias. “O questionário é mais específico. Coletaremos informações sociais e econômicas. Os resultados poderão ser utilizados para, por exemplo, o planejamento público”, ressalta.
A equipe regional do IBGE, sediada em Orleans, atende os cinco municípios do Vale do Braço do Norte, além de Lauro Müller e Urussanga. A pesquisa será realizada em todo o país a partir de agosto do próximo ano.