#Pracegover foto: na imagem há um homem e equipamentos de casa de saúde
#Pracegover foto: na imagem há um homem e equipamentos de casa de saúde

Foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (9), numa pequena cerimônia no Hospital Nossa Senhora da Conceição, os equipamentos adquiridos através da doação de 41 empresas e uma pessoa física que aportaram recursos financeiros através da Lei de Incentivo Fiscal para o PRONON– Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica do Ministério da Saúde. No valor de R$ 3,4 milhões a ação viabilizou a compra de um tomógrafo 80 canais, três aparelhos de ultrassom, um aparelho de RX digital, além de equipamentos de apoio, que vão permitir a ampliação do número de exames realizados na instituição, bem como o atender as demandas da radioterapia, que será inaugurada em breve.

Participaram do evento representantes de várias empresas doadoras como GAM, Havan, KFG Distribuidora, Milium, Martineli Advogacia Empresarial, Weg, Acelor Mittal entre outras. “Temos que agradecer todas as empresas que participaram e que ainda vão participar destes investimentos de saúde aqui para o HNSC, pois isso beneficia toda a população”, ressaltou o empresário Genésio A Mendes, que esteve sempre engajado nos projetos da instituição. “Estes novos equipamentos vão atender cada um aqui que vem buscar tratamento. O HNSC é uma entidade centenária, com mais de 1500 colaboradores trabalhando noite e dia para atender o público, por isso temos mais é que agradecer e fazer nossa parte”. Presente também na cerimônia o superintendente da Rede Santa Catarina, mantenedora do HNSC, André Garcia, o prefeito municipal Joares Ponticelli, o bispo diocesano João Francisco Salm, que fez uma benção no local, entre outras autoridades.

Como referência no diagnóstico e tratamento do câncer sendo credenciado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta, o HNSC realizou somente em 2020, aproximadamente, 14 mil consultas ambulatoriais e mais de 8 mil quimioterapias e tratamentos de hormonioterapia, uma média de 1,8 mil atendimentos por mês. “Estes equipamentos vão permitir ampliar o atendimento na oncologia, assim como em outras áreas, dando maior acolhimentos aos pacientes que precisam de tratamento”, disse o diretor técnico Fabio Tadeo Teixeira, enfatizando a importância social das empresas que aportaram recursos.

Equipamentos – O novo tomógrafo, 80 canais, incorpora as mais recentes tecnologias de hardware, software e reconstrução, permitindo uma velocidade de reconstrução de até 50 imagens por segundo em resolução total e baixas doses de radiação. É um aparelho de última geração que possibilita realizar exames com até 128 cortes, proporcionando ao médico radiologista que laudará os exames uma avaliação segura e precisa. Com esta tecnologia, as imagens do exame ficam mais claras, objetivas para melhor interpretação e diagnóstico do médico radiologista e de seu médico assistente.

Este equipamento vai auxiliar, principalmente, nas demandas da radioterapia, onde a tomografia computadorizada será utilizada no planejamento radioterápico, além de servir como método de estadiamento para avaliar a extensão do tumor primário e confirmar ou afastar a presença de metástases. Ela pode ser empregada para guiar os procedimentos minimamente invasivos, através dos quais são realizadas biópsias, ablações para destruir tumores através do congelamento ou de ondas de ultrassom que aumentam a temperatura local. “Havia uma necessidade de novos equipamentos para atender a demanda crescente de exames de diagnostico, além da futura demanda de paciente do Plano de Expansão da Radioterapia no âmbito do SUS”, ressalta Teixeira “Além do hospital hoje realizar exames acima da capacidade média dos equipamentos, o que acarreta manutenções constantes”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: HNSC