#ParaCegover Foto: na imagem há folhas de árvores no chão e árvores no local
#ParaCegover Foto: na imagem há folhas de árvores no chão e árvores no local

O equinócio de outono teve início neste sábado (20), em todo o país. A estação que iniciou às 6h38, marca a transição das temperaturas mais quentes do verão para o frio do inverno. Nos três Estados do Sul, por exemplo, a estação é bem sentida pelos moradores, já nas regiões do Nordeste e Norte, os moradores não sentem mudanças significativas no clima.

No equinócio de outono, o hemisfério Sul, recebe menos luz do Sol, diferente de como ocorre em estações como a primavera e verão. Os dias e as noites passam a ser mais longas e desta forma, os períodos passam a ter cerca de 12h. A explicação para isso, é que a movimentação de translação da Terra é inclinada, o planeta recebe a luz do Sol de maneiras diversas durante os 12 meses.

O fenômeno ocorre no hemisfério Sul de março até o fim de junho, por outro lado, no hemisfério Norte ocorre de setembro até dezembro. Em junho ele é substituído pelo solstício, que traz o inverno no hemisfério Sul e o verão no hemisfério Norte. Solstício é também um fenômeno astronômico, que é guiado pelo encontro de luz solar sobre a Terra. Enquanto o equinócio define o começo do outono e da primavera, o solstício define o começo do inverno e do verão.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul