Agregar valor à produção de banana, melhorando a renda das famílias produtoras, é o objetivo da capacitação on-line que a Epagri, empresa do Governo de Santa Catarina, realiza nesta quarta-feira, 26. No evento, extensionistas da Empresa vão apresentar receitas à base da fruta e as noções básicas para a instalação de uma unidade de processamento de vegetais. O encontro inicia às 19 horas no canal Capacitações Epagri On-line no YouTube.

“Nos meses de abril e maio temos uma oferta de frutos grande na região, com consequente diminuição do valor. Logo, temos por objetivo mostrar algumas receitas e noções para montar uma agroindústria para processamento de vegetais, fomentando a agregação de valor ao fruto através de sua transformação”, explica o engenheiro-agrônomo Diego Adílio da Silva, da Gerência Regional da Epagri em Criciúma, no Sul de Santa Catarina.

O evento é voltado para famílias produtoras de banana. Diego explica que o objetivo também é incluir mulheres bananicultoras no processamento da fruta e estimular a permanência de jovens no campo. “Outra finalidade é a diversificação da propriedade rural. Comentaremos sobre as políticas públicas existentes para fomentar a atividade”, acrescenta.

Além de conhecerem os primeiros passos para montar uma agroindústria e as políticas públicas disponíveis para fomentar a atividade, os participantes vão aprender receitas como farinha de banana verde, biomassa de banana verde, doce de banana, banana chips, entre outras.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul