Jailson Vieira
Tubarão

A Academia Tubaronense de Letras (Acatul) completou no último dia 29 o seu 16º aniversário. Em função disso, foram promovidas diversas atividades comemorativas. 

Conforme o presidente da Acatul, Pedro Antônio Corrêa, foi lançado o concurso literário Nereu Corrêa, com o objetivo de despertar e incentivar o interesse pelo fazer literário. Os textos devem ser escritos em Língua Portuguesa, nas modalidades: poema, crônica ou conto. O tema é livre. 

As inscrições para o concurso  iniciaram na última segunda e seguem até o dia 30 de novembro. Jovens acima de 16 anos podem participar. “O participante deve ter nascido em Santa Catarina ou residir no estado. Não importa onde mora. Queremos incentivar o cultivo pelas letras, pela produção textual e, com isso, a paixão pela leitura”, destaca.

Os trabalhos serão classificados da 1ª a 30ª colocação em cada categoria. A divulgação dos melhores textos ocorrerá no dia 18 de abril do ano que vem. Os textos serão avaliados por uma comissão composta da Acatul. 

Atualmente, 28 escritores compõem a Academia da Cidade Azul. “A premiação será convidativa, disponibilizaremos alguns exemplares para cada um que ficar nas 30ª colocações de cada categoria. O dinheiro acaba rápido, já os livros, se bem cuidados, se perpetuam”, explica.

Na visita ao Notisul nesta sexta-feira, o presidente presenteou o jornal com quatro exemplares, que serão disponibilizados à população para empréstimo. A intenção é que, com a devolução dos livros, cada pessoa possa trazer mais um e, desta maneira, aumentar a biblioteca.