Você gosta do sabor do mel? Mais ele é produzido pela abelha que é um inseto que para muitas pessoas pode ser perigoso.

O mel é um alimento de cor amarela que inclui todas as substâncias e nutrientes para nós que são vitaminas,minerais,água e enzimas. Ele é repleto de benefícios para a nossa saúde e ainda é delicioso.

Mais existe uma substância que vem das abelhas que melhoram a nossa saúde : a apitoxina.

A apitoxina é extraída da glândula do veneno das abelhas, se trata de um líquido incolor e mesmo que você nunca tenha ouvido falar dessa substância com certeza já usou em algum produto como por exemplo para fins estéticos.

Essa substância proveniente das abelhas é muito antiga e seus benefícios são comprovados.

A picada da abelha também é utilizada por acupunturistas.

Como o veneno da abelha pode ser benéfico para nossa saúde – A apitoxina existente nele é um excelente anti inflamatório e ja foi confirmado que o veneno delas é poderoso agente imunológico que estimula o nosso sistema imune contra doenças.

Poder anti inflamatório – Essa substância induz a produção de corticoides endógenos e é utilizado no tratamento de artrites,nevrites,tendinites,bursites,amigdalites e algumas lesões esportivas.

Poder analgésico – Liberam endorfinas que são analgésicas de forma natural para o corpo e alivia dores como de coluna e articulações.

Poder antialérgico – É um anti alérgico natural,estimulando a produção de cortisol e é muito mais eficaz que alguns medicamentos que os médicos recomendam para tratar alergias. Por isso é usada em tratamentos como rinite alérgica asma e bronquite.

Poder antidepressivo – Estimula a produção da serotonina,da dopamina e da noradrenalina que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.

Protege o coração – Pesquisas demonstram que o polipeptídeo que está presente na composição da apitoxina age direto sobre o miocárdio e aumenta a força da contração do músculo cardíaco e também controla as arritmias. Age também estabilizando a pressão sanguínea beneficiando o coração.

Ainda o veneno da abelha tem a capacidade de reativar o nosso sistema imunológico, melhorando o funcionamento dos rins, e é utilizado também no tratamento de distúrbios de ordem sexual e disfunção erétil.

Contraindicações – Mesmo sendo natural o veneno da abelha em altas doses pode ser fatal e para se tratar com essa substância deve-se ter orientação terapêuticas e específicas para cada tratamento.

O teste alérgico deve ser feito ,porque pessoas que tem alergia ao veneno não deve consumir nenhum suplemento do tipo.Então consultar o médico antes de consumir qualquer medicação natural que tenha o composto é indispensável.