Imbituba

Desde o início de maio em funcionamento, o serviço de emissão eletrônica de protocolos e alvarás tem mudado a rotina dos atendimentos presenciais na prefeitura de Imbituba. Isso porque, os moradores, por meio da nova plataforma podem solicitar os serviços sem sair de casa.

 Segundo o setor de Tecnologia da Informação (TI) do município, em menos de 30 dias, 46% dos procedimentos foram encaminhados sem que o contribuinte precisasse se deslocar até o Paço Municipal. Além disso, com a ferramenta digital implantada, estima-se que a economia com impressões chegue a R$ 4.770,35 por mês. Indiretamente, essa redução de gastos deverá atingir a marca, mensal dos R$ 22 mil.

 “Por meio da nova plataforma, o documento digitalizado é encaminhado, diretamente, ao setor responsável. É uma mudança de cultura. O objetivo é acelerar a tramitação, dar transparência, facilitar a abertura e evitar a perda dos processos”, relatou o analista de Sistemas da prefeitura, Wagner Olegário.

 Segundo o presidente da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM), Adilson Silvestre, os contadores, engenheiros, técnicos e arquitetos gostaram da nova plataforma. “Isso acelera o trabalho de todos e vai ao encontro do trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo. De forma geral, o serviço consegue atender melhor os seus clientes com mais agilidade e gera satisfação”, pontuou Silvestre.

 Para o contador Rodrigo Maurício Francisco, a ferramenta eletrônica é muito importante para a rotina contábil, já que, com o protocolo online, há mais segurança, transparência e agilidade nos processos e nas solicitações de serviços municipais. Para ter acesso ao serviço eletrônico, o contribuinte deve acessar a plataforma chamada 1Doc (https://www.imbituba.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/127819). Na página, é possível fazer um cadastro simples, iniciar um processo e, ainda, receber as atualizações, de acordo com o andamento de cada procedimento.