O diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Rossi Pinheiro, visitou o Sul catarinense para uma série de encontros e diálogos com autoridades e lideranças locais e regionais. A visita aconteceu nessa quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, e faz parte de uma agenda que está percorrendo todo o estado. No Sul, o diretor esteve em Criciúma, Araranguá, Tubarão e Imbituba, onde se reuniu com prefeitos e secretários das Associações de Municípios (Amrec, Amesc e Amurel), além de presidentes e líderes de entidades da mesorregião.

O objetivo das reuniões foi tratar a respeito dos projetos do Sebrae que estão em andamento na região. Além disso, também foi debatido sobre projetos futuros e como a instituição e os municípios podem trabalhar de forma alinhada para promover o desenvolvimento regional.

“Primeiro realizamos nossas reuniões internas, o que deu um bom alinhamento com as nossas equipes. Depois tivemos vários encontros em diferentes municípios e posso dizer que o saldo é bastante positivo. As reuniões com diversas lideranças mostraram que temos um campo de grandes oportunidades para desenvolvermos excelentes projetos porque temos parceiros a altura aqui na região Sul”, destacou Pinheiro.

Além dos prefeitos e secretários, na região de Criciúma, Pinheiro também esteve na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde foi recebido pela reitora Luciane Ceretta e sua equipe. “Com a Unesc já vimos que temos uma grande possibilidade de parceria, tanto do ponto de vista de atendimento aos empresários, como para desenvolver projetos estratégicos regionais, passando por questões de formação empreendedora para os jovens ou até mesmo cursos mais profundos para o desenvolvimento de empreendedores”, pontuou.

Na região da Cidade Azul, o diretor técnico também esteve com autoridades e lideranças. O encontro foi na Associação Empresarial de Tubarão (Acit), onde ele falou sobre a importância da proximidade do Sebrae com os municípios. “No novo modelo de operação que o Sebrae possui, de poder aproximar mais e desenvolver mais projetos locais, esses encontros fazem todo sentido para nós. Eles foram muito importantes e totalmente positivos porque reforçaram ainda mais a força da região Sul e nos apresentaram muitas oportunidades de projetos”, concluiu Pinheiro.

A agenda foi encerrada no município de Imbituba, onde o diretor esteve com líderes que integram e representam a Rota da Baleia Franca (RBF), já que o Sebrae possui diversos projetos em andamento baseados no fomento aos pequenos negócios em benefício do desenvolvimento econômico regional do Sul catarinense, inclusive ligados ao turismo.