Para modificar a sociedade não se faz necessário grandes passos. Há inúmeros exemplos de projetos sociais e iniciativas simples que modificam a vida de muitas. No centro de Tubarão, por exemplo, Joaninha Medeiros dos Santos, a vó Joaninha, de 84 anos, realiza um trabalho social com as crianças da comunidade há 53 anos.

Vó Joaninha realizou por muitos anos festas em comemoração ao Dia das Crianças. Em alguns eventos houve a participação de mais de 200 A 300 crianças. O objetivo da iniciativa sempre foi o de mostrar a revolução que pode ser feita a partir da ajuda mútua, nas relações baseadas na generosidade.

“Fazer o bem a quem se ama, ou para aquele que possui o mesmo sangue ou quando se espera recompensas na ação é fácil. Difícil é beneficiar o outro sem almejar nada em troca, apenas por vontade, gosto, vocação e realização interna. Há pessoas que parecem destinadas às causas solidárias e, unidas, somam forças para efeitos grandiosos nas comunidades que precisam de ajuda”, enfatiza vó Joaninha.

João Guilherme Lopes, um dos integrantes do Projeto João 3:16, destaca que Joaninha é uma mulher exemplar. “Desde pequeno ela me mostrou em atitudes o quanto o trabalho social faz a diferença na vida das pessoas. Com ela aprendi muito sobre a solidariedade e o amor ao próximo”, afirma, João que também é estudante de direito.

Seguindo os passos de vó Joaninha, o acadêmico e um amigo idealizaram o Projeto 3:16, que leva, além do alimento para os moradores de rua do município, uma nova perspectiva de vida. A iniciativa possui uma casa de apoio para atendimento aos moradores em situação de rua e pessoas em vulnerabilidade social. O 3:16 conta com 25 voluntários e é mantido pela Igreja Assembleia de Deus Independente (ADI), com apoio de empresários e comunidade geral.