O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, destacou no boletim informativo sobre a pandemia de Covid-19 em Tubarão e na região desta terça-feira (14) o decreto nº 5.050/2020, assinado pelo prefeito Joares Ponticelli. A recomendação é do uso de máscaras à população nas ruas, nas mais variadas situações como em táxis, transportes compartilhados, estabelecimentos de prestadores de serviços essenciais e comerciais em geral e para o desempenho de atividades de trabalho em ambientes com outras pessoas até o dia 17, e obriga o uso do produto a partir deste sábado, dia 18. As máscaras podem ser artesanais, feitas em casa.

Em relação aos números da patologia na cidade, existem 937 notificações de pacientes para a Vigilância Epidemiológica, com 150 exames coletados e enviados ao Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen, responsável pela contagem oficial dos números da doença no estado.

Em termos de casos confirmados, Tubarão apresenta 44 – destes 29 positivados pelo Lacen e os outros 15 realizados por testes rápidos em laboratórios particulares. Os casos suspeitos, que aguardam os resultados dos exames, somam 16, enquanto existem 169 casos em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, órgão para o qual você pode ligar, todos os dias, das 7 às 22 horas, caso tenha alguma dúvida sobre o novo coronavírus ou apresente algum sintoma. Os números são o (48) 3621-9618 e o (48) 3621-9619. Estão contabilizados ainda 105 casos que testaram negativo pelo Lacen e ainda 746 pacientes descartados pelo COEMS por desaparecimento de sintomas.

Nos hospitais, têm-se 10 pacientes internados, sendo sete destes em enfermaria – três confirmados, todos de Tubarão – e quatro que aguardam resultados de exames, sendo dois de Capivari de Baixo, um de Tubarão e um de Balneário Gaivota. Durante a noite anterior, registrou-se o falecimento de uma paciente de 84 anos em Tubarão, a mesma de procedência do município de Braço do Norte. Desta feita, nas UTIs existem três pacientes internados, todos casos confirmados, um também de Braço do Norte, um de Tubarão e o último de Pescaria Brava.

Para receber o boletim diariamente, salve em seu celular o número (48) 98419-7310, e envie um mensagem por WhatsApp com o seu nome. Este número não recebe ligações e nenhum outro tipo de mensagem, sendo exclusivo para o cadastro eletrônico.