Nesta segunda-feira (29), houve um aumento considerável nos atendimentos na policlínica, no centro de triagem. Em virtude disso, de acordo com o secretário de Saúde, Daisson Trevisol, algumas pessoas tiveram que aguardar um pouco mais pelo atendimento. “Estamos providenciando um aumento no efetivo de médicos e enfermeiros para amanhã (30), para atender melhor a população”, afirma.

Para Daisson, este dado é indicativo do aumento no número de casos nos últimos dias e que há uma grande preocupação com relação a isso. Sobre os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), falado há alguns dias, ele afirma ser também de grande preocupação.

“Hoje chegaram 10 respiradores vindos do Estado. Lembrando que os respiradores não resolvem a situação da UTI, pois são necessários outros equipamentos para serem montados e principalmente do financiamento de quem paga esse leito de UTI, no funcionamento dele no dia a dia”, detalha.

O secretário ressalta que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), solicitou o credenciamento de 10 leitos para os próximos dias e que o município permanece cobrando do Estado e do Governo Federal, para que agilize esse processo. “Os dez respiradores que chegaram serão utilizados para o suporte ventilatório em leitos de não UTI e vão auxiliar muito no atendimento dos pacientes da Amurel”, pontua.

 

Atualizações

Com relação aos números desta segunda-feira (29), são 444 pacientes confirmados com Covid-19, em Tubarão até o momento. Destes, 354 estão curados, 79 continuam em monitoramento, três internados em UTI, três internados em enfermaria e cinco óbitos.

Com relação aos atendimentos, Daisson explica que são 719 pacientes por dia monitorados diariamente pelo centro de operações emergenciais. “É um número bastante considerável e também estamos perto de nossa capacidade máxima de atendimento”, ressalta.

Das hospitalizações são 17 pacientes internados em enfermaria. Desses, 12 são suspeitos de covid-19: seis de Tubarão, dois de Laguna, um de Forquilhinha, um de Capivari de Baixo e dois de Pescaria Brava. Confirmados são cinco: três de Tubarão, um de Laguna e um de Goiás.

Já dos dez pacientes internados em UTI adultos, oito estão confirmados com covid-19: três de Tubarão, um de Imbituba, um de São Martinho, um de São Ludgero, um de Capivari de Baixo e um de Pescaria Brava. Os dois suspeitos em UTI são de Capivari de Baixo e de Braço do Norte. Além disso, há na UTI pediátrica, um paciente internado suspeito, de Tubarão.

O secretário afirma que a situação permanece preocupante. “Para as próximas semanas pedimos a todos que continuem fazendo o isolamento ou o distanciamento social. As medidas devem continuar sendo tomadas, para que possamos vencer o coronavírus”, finaliza.