Zahyra Mattar
Tubarão

O exame laboratorial de um dos casos suspeitos da nova gripe em Tubarão chegou ontem e confirmou o primeiro caso da influenza A na cidade. Trata-se de uma mulher adulta. Ela contraiu a doença na Argentina, no feriado de Corpus Christi, fez o tratamento em casa e passa bem. Não há risco de contaminação em outras pessoas.
Conforme a gerente de saúde da 20ª regional em Tubarão, Maria Lúcia Mattos Gomes, familiares também foram monitorados e não apresentaram os sintomas. “Não há motivo algum para pânico na cidade. O fato do exame ter dado positivo não significa que há uma epidemia em Tubarão”, destaca a gerente.

Agora, na região, cinco casos são considerados suspeitos: um em Tubarão, dois em Laguna e dois em Orleans. Na terça-feira, o casos suspeito em Garopaba (um menino de 5 anos) foi descartado. Santa Catarina ocupa a quinta colocação no país em número de contaminados com a nova gripe. São 49 casos registrados. Ontem, nenhum novo registro foi feito além do de Tubarão.
No Brasil, 14 novos casos foram confirmados ontem. Com isso, são 694 doentes com influenza A no país. A maioria das pessoas foi contaminada em viagens para a Argentina, Estados Unidos e Chile. Quase todos já receberam alta ou estão em processo de recuperação.