A coleta e o tratamento de esgoto são fatores essenciais para o desenvolvimento social, ambiental e de saúde na sociedade, por isso, as cidades trabalham para a implantação deste serviço. Mas, para que o sistema de coleta e tratamento esteja em operação, é preciso realizar obras de instalação de redes de coleta em todo o município e muitas vezes os prazos de execução não são cumpridos a risca.

Em razão do surgimento de interferências, o período de duração destas obras pode ser maior que o planejado. Redes de gás natural, drenagem pluvial, adutoras e redes de distribuição de água, cabos de comunicação, cabos de energia e outros itens não informados no banco de dados do município, são descobertos nesta etapa.

Para que as obras necessárias sejam executadas sem interferir nas estruturas já existentes, os trabalhadores precisam atuar com cautela, principalmente naquelas que envolvem materiais perigosos, como o gás.

Outra dificuldade encontrada na cidade de Tubarão é o nível de coesão do solo, que faz com que escoramentos sejam necessários em qualquer escavação, mesmo que em profundidades rasas. “Além disso, o nível do lençol freático também pode vir a atrapalhar, pois faz com que as valas encham d’água rapidamente, forçando as equipes a realizarem drenagens ou rebaixar o lençol freático”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Fernandes Matos.

A mobilidade urbana é também uma situação que pesa bastante para o planejamento das obras. “Tubarão é cortada por rodovia, ferrovia, além da presença do rio que dá nome à cidade. Ao fechar as ruas para a execução das obras, a mobilidade acaba sendo afetada, gerando transtornos e congestionamentos”, completa Marcelo.

Para garantir que não haja imprevistos desagradáveis, as equipes de obras precisam garantir que todos os processos sejam realizados de maneira segura e correta, zelando pela qualidade do serviço e a segurança dos trabalhadores.

Para saber mais, entre em contato com a Tubarão Saneamento pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, no WhatsApp (48) 99168-5827. Mais informações no site www.tubaraosaneamento.com.br.