O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está oferecendo oportunidades de qualificação profissional gratuitas em tempos de pandemia, com cursos integralmente a distância. O Câmpus Tubarão oferece oito cursos em dois processos seletivos, com diferentes prazos para inscrição.

Pelo programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, o Câmpus Tubarão oferece três cursos: Programador de Sistemas, Programador Web e Assistente Administrativo. Podem se inscrever pessoas que residam em qualquer localidade e que tenham ensino fundamental completo. Como os cursos são 100% a distância, não haverá nenhum tipo de atividade presencial. O prazo para inscrições é 22 de junho.

Também estão abertas as inscrições para outros cinco cursos de qualificação profissional a distância. Da mesma forma, todas as atividades serão pela internet. Neste caso, as inscrições devem ser feitas até 7 de julho. O Câmpus Tubarão oferece os cursos de NR 10 Básico, Introdução ao Acionamento de Máquinas Elétricas, Introdução à Programação Ladder, Ferramentas para Educação e Administração Estratégica.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço sistemadeingresso.ifsc.edu.br. Cada curso possui pré-requisitos diferentes. No ato da inscrição, os candidatos já devem enviar a documentação necessária para a matrícula, em formato digital, conforme está explicado nos editais. Nos dois casos, havendo mais inscritos que vagas, a seleção será feita por sorteio. Os editais estão disponíveis no site do IFSC.