A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do diretor-presidente Daisson Trevisol, esclarece que um texto que circula pelas redes sociais com recomendações e projeções acerca da pandemia, não é real. Ele ressalta que o texto não é de sua autoria e que todas as informações reais sobre a doença são veiculadas apenas nos canais oficiais do Município, no grupo oficial de WhatsApp e pela imprensa.

A divulgação ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (1), no boletim informativo diário que atualiza as informações sobre a pandemia em Tubarão. Quanto aos números de casos, existem 1.445 notificados à Vigilância Epidemiológica, com 57 pacientes classificados como casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames.

O município possui, até o momento, 78 registros de casos confirmados. Os números são a soma dos exames realizados pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e dos testes rápidos em redes privada e pública. O Lacen, ainda, testou negativo para 194 exames, enquanto outros 251 foram negativados por testes rápidos.

Além disso, existem 206 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, órgão municipal para o que você pode ligar caso tenha dúvidas sobre o novo coronavírus ou apresente sintomas. O serviço funciona todos os dias, das 7 às 22 horas, pelos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.

Em virtude do feriado de 1º de maio, excepcionalmente nesta sexta-feira, , o COEMS funcionará das 7 às 17 horas, horário que também será adotado no final de semana. Têm-se, ainda, o registro de 55 pacientes curados e três óbitos.

Já nos hospitais existem 13 pacientes internados e oito em enfermaria. Destes, dois são positivos, um de Tubarão e um de Pescaria Brava. Cinco encontram-se no aguardo dos resultados dos exames, sendo dois de Tubarão, um de Gravatal, um de Imbituba e um de Capivari de Baixo. Um na ala pediátrica, de Tubarão, também encontra-se a espera dos exames.

Dos cinco casos em UTIs, três são confirmados, um de Gravatal, um de Jaguaruna e um de Imbituba. Os dois que aguardo os exames, são de Imbituba.