Com o argumento de que se terá um sistema acessível, funcional, adequado a regionalidade e atendendo aos interesses dos lojistas, a direção da Apae apresentou o projeto de operacionalização do retorno do estacionamento rotativo em Tubarão para a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (18) em reunião que contou com a participação da diretora da Apae, Leila Saleh Goulart e da assistente social Daniela Réus.

A previsão da Apae é retornar com o estacionamento na primeira quinzena de julho, de forma educativa. A nova empresa, responsável pela operação será a Minha Entrada e toda a reavaliação está em conformidade com a administração municipal, avaliada positivamente pela comissão da Apae formada por representantes da associação e da CDL. A Apae é balizada pela lei municipal 199/2018 que concedeu à instituição a gestão do estacionamento.

Numa primeira etapa serão implantadas 1.349 vagas, sendo cerca de 800 delas destinadas a carros e o restante para motos. O total previsto de vagas será de quatro mil. O monitor não fará mais a cobrança de ocupação da vaga, atuando como um fiscal. O estacionamento vai funcionar através de aplicativo, cartão e nos estabelecimentos comerciais.

Para o presidente da CDL, Rafael Gomes Silvério, por conta da descontinuidade do serviço da empresa que mantinha o estacionamento, agora será uma gestão local, tudo deverá funcionar dentro do que se espera. “Com esta solução caseira, temos certeza que o novo sistema vem oferecer um serviço eficiente e atendendo as necessidades de todos aqueles que procuram por uma vaga. Estamos otimistas com este novo processo que é fundamental para atender a mobilidade urbana”, acentua.

Ainda na reunião foi apresentada a situação do comércio diante da pandemia da Covid-19, mostrando como resultado uma venda continuada. A constatação é de que já existe um novo comportamento de consumidor. As vendas ocorrem de forma mais distribuídas pelos dias, e não concentradas como geralmente ocorria antes desta situação.

Também foi apresentando um projeto de premiação para contemplar os consumidores no período natalino. Mas esse projeto ainda encontra-se em fase de ajustes.