Em Tubarão: Bancos reabrem hoje (30) com mudanças no horário de atendimento

À tarde, o fluxo de clientes diminuiu consideravelmente em função do novo horário de fechamento: às 14h

As dúvidas dos clientes sobre a reaberturas dos bancos em Santa Catarina são imensas. Há muitas informações desencontradas e outras a definir, em andamento. Desde esta segunda-feira (30), as agências bancárias adaptaram seus horários de funcionamento após o decreto do governo de SC que permitiu a reabertura dos bancos.

A reportagem esteve em alguns bancos em Tubarão na tarde de hoje. Durante a manhã, o movimento foi maior nas agências e com formação de filas. Mas à tarde, o fluxo de clientes diminuiu consideravelmente em função do novo horário de fechamento: às 14h.

Moacir Roberto da Silva saiu hoje de Laguna, onde mora, para resolver um problema com seu cartão em sua agência de origem, na Cidade Azul. “Liguei antes para o banco e me disseram que ficaria aberto até as 16h. Agora, estou aqui, são 15h, e minha viagem foi perdida, está fechado”, lamentou.

Os horários de funcionamento dos caixas eletrônicos permanecem os mesmos (nada mudou).

Bancários atuam com rigor nas regras de prevenção
O cumprimento quanto às regras de prevenção foi observado. Nas quatro agências visitadas nesta tarde pela reportagem, os clientes entravam de dez em dez, ou até menos, ou ainda conforme o fluxo do tempo no atendimento. Profissionais controlavam nas portas a entrada de pessoas atuando com as medidas de prevenção, como o uso de máscaras.

Confira os horários em algumas agências em Tubarão
– Itaú – Centro
Atendimento ao público em geral: 10 às 14h
Aposentados e beneficiários do INSS: 9 às 10h

– Caixa Econômica Federal
Atendimento ao público em geral: 10 às 14h

– Bradesco
Atendimento ao público em geral: 10 às 14h
Para os beneficiários do INSS, em dias de pagamento, será das 8 às 14h, nos demais dias, atendimento é das 9 às 14h

– Banco do Brasil
Atendimento ao público em geral: 9 às 14h
Atendimento das 9 às 10h será apenas para pagamentos de benefícios do INSS

Obrigações das agências e unidades de atendimento:
– Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.
– Priorização de trabalho remoto para os setores administrativos.
– Adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho.
– Utilização, se necessário de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados.
– Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, bem como a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa.
– Estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool em gel 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, disponibilizando em pontos estratégicos como na entrada do estabelecimento, nos corredores, balcões e mesas de atendimento dispensadores para uso dos clientes e funcionários.
– O ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior.
– Deve ser dado atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento.
– Manter todas as áreas ventiladas, incluindo caso exista, os refeitórios de funcionários e locais de descanso.
– Os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimão, teclados de caixas, etc.
– Realizar procedimentos que garantam a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção com álcool 70%, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, teclado, mouse, materiais de escritório, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, banheiros, lavatórios, entre outros.
– Nos locais onde há uso de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada com álcool 70% ou preparações antissépticas após cada uso.
– Os caixas eletrônicos de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico deverão ser higienizados com álcool 70% ou preparações antissépticas, após cada uso.
– Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscara cirúrgica devido a proximidade exigida pela confidencialidade das operações. O mesmo não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro. A presente norma se aplica também aos trabalhadores que irão organizar as filas de entrada aos estabelecimentos.
– Manter o mínimo de atendimento direto emergencial somente para associados/as que efetivamente tiverem necessidades de operações como pagamento ou saque, créditos emergenciais ou renegociações urgentes.
– Efetuar o controle de acesso, mantendo trabalhador na porta da unidade para orientar os associados/as que buscarem atendimento, o qual deverá estar utilizando máscara facial cirúrgica, fazendo triagem para encaminhando para atendimento de um associado por vez somente nas condições de ser emergencial e orientar que os demais atendimentos deverão ser feitos por meio eletrônico ou por telefone.
– Os shoppings, galerias e centros comerciais que abrangem o funcionamento de agências bancárias, de cooperativas de crédito e lotéricas devem providenciar a abertura somente da porta de acesso mais próxima à agência ou unidade de atendimento. As demais áreas devem ser bloqueadas, não permitindo a circulação de pessoas.