Subiu para 46 o número de casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina. Na terça-feira (3), conforme boletim da Secretaria de Saúde, 43 casos eram monitorados no Estado. As cidades que registraram novos casos foram Blumenau, Itajaí e Pouso Redondo.

Na terça-feira (3), um paciente de Canela (RS) foi indevidamente lançado como suspeito em Santa Catarina. O morador da cidade gaúcha, em trânsito pelo Estado, foi atendido em unidade de saúde de São José e contabilizado no município, porém já foi corrigido na Plataforma IVIS.

Nesta quarta-feira (4), o Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton de Souza Zeferino, concedeu entrevista coletiva à imprensa. A Secretaria de Saúde ressaltou que a maioria dos casos de Covid-19 são e serão tratados em casa, salvo aqueles pacientes debilitados e suscetíveis a quadros mais graves.

O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), depois de receber os equipamentos e treinamentos necessários, deverá obter os resultados de maneira mais rápida. No momento, os diagnósticos levam em média sete dias.

No Brasil são três casos confirmados

Até a tarde desta quarta-feira (4), havia três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O país está com 531 casos suspeitos do Covid-19.

O terceiro caso, também importado do novo coronavírus no Brasil, teve diagnóstico confirmado nesta quarta (4), em São Paulo, pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo, confirmou o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal). Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Também está em investigação outro possível caso de coronavírus na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso. Trata-se de uma adolescente, de 13 anos, moradora de São Paulo. A paciente esteve recentemente em Portugal e Itália.

Veja dados de Santa Catarina (46 casos suspeitos)

Balneário Camboriú: 3

Blumenau 1

Brusque 1

Chapecó 2

Concórdia 1

Criciúma 1

Florianópolis 12

Itajaí 4

Itapema 2

Joinville 7

Balneário Piçarras 1

Porto Belo 1

Pouso Redondo 2

São Bento do Sul 2

São João Batista 1

São José 4

Tijucas 1