Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (1), o governador Carlos Moisés assinou um novo decreto que estabelece a retomada gradual das atividades em Santa Catarina. Os chefes do poder executivo de cada município poderão definir, em tratativas com o governo estadual, o retorno das atividades.

Trata-se de um plano de ação regionalizado, pois, segundo o governador, há múltiplas realidades em diferentes locais do Estado. Existem cidades com índices elevados de contaminação da Covid-10, já em outras não há casos positivos para o coronavírus.

As aulas presenciais em todas as redes de ensino público e particular estão suspensas até o dia 2 de agosto. O transporte público também estará suspenso até a mesma data.

Isso inclui o ingresso em território catarinense de veículos de transporte interestadual de passageiros público ou privado, bem como de veículos de fretamento para transportes de pessoas, exceto os casos autorizados pelos secretários de estado de Saúde e da Infraestrutura e Mobilidade.

O calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), bem como o acesso público a eventos e competições da iniciativa privada, estão suspensos até o dia 5 de julho.

Sobre os eventos e shows, como atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, entre outros, também estão suspensos até o dia 5 de julho.