Em coletiva realizada hoje (18), o governador Carlos Moisés atualizou os dados da pandemia. O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Santa Catarina chegou a 975 na manhã deste sábado, 18. O Estado também registrou mais um óbito, de uma mulher de 81 anos, em Balneário Camboriú, e totaliza 32 mortes por Covid-19.

Há 96 municípios catarinenses com pelo menos um caso confirmado da doença respiratória. Entraram na lista neste sábado Catanduvas e Herval d’Oeste.

Ocupação de leitos
Na manhã deste sábado, 98 pacientes estavam internados em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina, entre casos confirmados de Covid-19 (51) e suspeitos (47). Destes, 62 estão em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 36 na rede privada.

O Estado tem 381 leitos de UTI reservados para Covid-19 na rede pública, dos quais 16,27% estão ocupados. São unidades disponíveis para os pacientes que vierem a necessitar de terapia intensiva. Desde o início da pandemia, 140 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.

Queda no índice de transmissibilidade

“Constatamos uma queda do índice de transmissibilidade em 50%, isso é muito positivo, é o esforço de todos no sentido de evitar um colapso”, afirmou o governador.

Ele também destacou os dois lados da situação. “A saúde em primeiro lugar, mas ao mesmo tempo caminham juntos a preocupação com a economia. Durante as duas próximas semanas vamos monitorar a reação social e os resultados colhidos”, enfatizou.

“Se indicar uma projeção negativa, voltamos a ter medidas mais restritivas de atividades”, finalizou. E pediu que todos usem máscaras, além das medidas de higiene, e se puderem fiquem em casa.