Em Laguna, licitação para reforma da Escola Índio Guimarães tem data definida

Desde 2018, os alunos da Escola de Educação Básica Índio Guimarães, na comunidade de Parobé, em Laguna, estudavam no salão paroquial da comunidade até a paralisação por causa da pandemia do coronavírus. O remanejamento ‘provisório’ aguarda a finalização das obras na escola para que o retorno seja efetuado.

A instituição de ensino atende a 48 crianças, entre educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. Foram longos anos de luta, incluindo a iniciativa da comunidade em concluir a obra por conta própria. Porém, por causa de um grande número de exigências a iniciativa foi inviabilizada.

A reforma iniciada em 2018, teve a obra paralisada em 2019 por rescisão do contrato com a construtora responsável. A unidade escolar, que é uma das mais antigas do município terá um novo processo licitatório. No dia 14 de maio haverá uma licitação para finalizar a obra.

Técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano diagnosticaram a falta de finalização dos trabalhos e elaboraram um levantamento dos itens não concluídos. Outro projeto foi realizado para a reabertura da unidade escolar por meio da nova licitação, no valor de R$ 148.987,17.

As intervenções que serão realizadas encontram-se em estágio de obras de reforma sem conclusão. O objetivo é finalizar os banheiros, cozinha, o telhado, pinturas e revestimentos. Uma rampa de acesso deverá ser fixada.

Um parque infantil também está incluso e faz  parte do projeto de finalização. O secretário de Educação e Esporte, Felipe Schimidt, afirma que não estão medindo esforços para a conclusão da reforma.