Em carta aberta, Prefeitura de Tubarão divulga como será a rotina nas escolas durante a pandemia

Documento foi elaborado pelo Unicef e solicita aos prefeitos brasileiros que o retorno às atividades educacionais estejam entre suas prioridades para diminuir o expressivo índice de evasão escolar. Aulas iniciam na cidade em 18 de fevereiro.

A Fundação Municipal de Educação (FME) divulgou nesta sexta-feira (29) uma carta aberta aos pais, responsáveis e alunos sobre o retorno às aulas e o início do ano letivo de 2021 a partir de 18 de fevereiro, após a paralisação ocasionada no ano passado, em virtude da pandemia de Covid-19.

Esta carta, elaborada pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, solicita aos prefeitos brasileiros que o retorno às atividades educacionais estejam entre suas prioridades para es começo de ano, uma vez que existe a preocupação de que, com este longo período fora das escolas, aconteça um aumento expressivo dos índices de evasão escolar, uma vez que, mesmo com todos os esforços na organização de atividades remotas neste período, centenas de crianças e adolescentes não foram alcançados, o que traz o risco de abandono permanente dos estudos.

Diante deste cenário, a FME elaborou planos de contingência, resumidos abaixo:

1. NA ENTRADA DAS ESCOLAS
a) Tapetes para higienização dos calçados e álcool em gel para as mãos;

b) Medição da temperatura de todos os alunos, professores e funcionários. Os que tiverem temperatura igual ou superior a 37,8º serão isolados e a família será chamada para receber orientações da Fundação Municipal de Saúde;

c) Máscara para todos, acima de 3 anos de idade.


2. NA SALA DE AULA
Distanciamento de 1,5 metros. Quando for necessário, haverá aulas híbridas (metade dos alunos da turma, numa semana, estuda na sala de aula, outra metade, em casa, no virtual. Na semana seguinte, revezam).

3. NO RECREIO E NO REFEITÓRIO:
Turmas em horários diferentes para garantir distanciamento e higienização dos banheiros e demais ambientes.

4. PROFESSORES
Com avental de proteção.

5. SALAS DE AULA
Higienizadas a cada troca de turma.

6. ALUNOS E PROFESSORES
Aqueles que comprovadamente fazem parte do grupo de risco, estudarão e trabalharão apenas na forma virtual.

Além destes planos, a FME elaborou planos de preparação externa e interna das escolas, da gestão de pessoas e o Plano de Ensino, conforme cronograma abaixo:

a) 01 a 05 /02/2021 – Chamada dos professores temporários;

b) 08 a 12/02/2021 – Capacitação para diretores de escola, professores, secretários, serventes, merendeiras, motoristas e estagiários;

c)18/02/2021 – Início das aulas, conforme os Planos mencionados.