Na escola ou na faculdade o ar condicionado se tornou fundamental para garantir bom desempenho nos estudos. Isso ocorre porque o conforto do ambiente escolhido influencia muito no humor, na concentração e até mesmo na saúde dos alunos. A climatização em sala de aula se tornou tão necessária quanto em casa, já que muitos estudantes passam horas do seu dia nesses locais.

Em geral a maior preocupação quanto ao conforto térmico se dá no verão. Estudar sem um ambiente climatizado adequadamente, é mais uma vez parte da realidade dos mais de 600 alunos da Escola de Educação Básica Tereza Martins Brito, em Capivari de Baixo. No próximo mês quando reiniciará o ano letivo, os alunos permanecerão com os mesmos problemas do ano passado: falta de ventiladores e de ar condicionado. 

Conforme a engenheira de segurança Cariny Elizabete Mendes Figueiredo, mãe de duas crianças, Sofia e Pedro, que estudam na unidade de ensino, a rede elétrica da escola não tolera a instalação de equipamentos como ar condicionado e por isso, a fiação elétrica deve ser trocada. Ela afirma que a situação é de negligência.

No ano passado algumas reuniões foram realizadas em busca de soluções, porém um ano se passou e nenhuma solução foi apresentada. Na última semana, o deputado estadual Bruno Souza, visitou a escola e gravou um vídeo em que desafiou o secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, a não ligar o ar condicionado de sua sala enquanto não solucionar esta situação. Por outro lado, a diretora da unidade de ensino, Roseli Borges Militão, afirma que o projeto para a instalação da nova rede elétrica está na secretaria de Educação, que estuda o caso.