Protective medical mask, laptop and sanitizer close-up. The concept of the effect of coronavirus on economy and people's lives.

O Município de Braço do Norte tomou mais uma precaução no enfrentamento do Covid-19: a determinação do uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais e pela população em geral. A exigência também é válida para todas as repartições públicas do Município.

Para isso, conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, serão distribuídas máscaras para a população. “Com a retomada do comércio a utilização das máscaras será a principal ação de prevenção de mais casos. Programamos ações para a confecção de máscaras aos munícipes com a colaboração de voluntários e o poder público municipal”, explica.

A intenção é que as pessoas se protejam e protejam os outros. “À medida que acontece a liberação das atividades comerciais, o que é necessário para a economia, sabemos que haverá uma grande concentração de pessoas nas ruas e estabelecimentos. Por isso, como medida preventiva, optamos pelo uso obrigatório de máscaras”, detalha.

Para Beto, esta também é a hora de valorizar tudo o que o comércio e indústria de Braço do Norte têm a oferecer. “Com a retomada de boa parte das atividades nesta segunda-feira, ao ir às compras, com toda a cautela necessária, vamos ser bairristas. Se você precisa fazer compras, faça em Braço do Norte, valorize o que é da nossa terra, ajude a manter os empregos e renda das famílias daqui, este é o nosso apelo e sempre se prevenindo, com distanciamento, máscaras e higienização constante das mãos”.

 

Retomada das atividades

Seguindo a nova determinação do Governo do Estado, a Prefeitura de Braço do Norte retoma nesta segunda-feira (13) as atividades nos horários de costume. O prefeito, lembra que deverão ser respeitadas as normas de atendimento individualizado, higiene e distanciamento de um metro e meio de uma pessoa para outra, assim como o uso de máscaras, tanto para quem estiver atendendo quanto para quem for atendido.

Porém, atividades como escolinhas de futebol, horários nos ginásios, horários nas quadras de areia, campeonatos, grupos de idosos (Centro, Rio Bonito e Pinheiral), clubes de mães, grupos do Cras (Paif e SCFV), grupo de gestantes, grupo de pintura com crianças, grupo de tear, grupos de voluntárias das fraldas e grupo de corte e costura e artesanato permanecem suspensos, conforme o Decreto 515/2020 do Governo do Estado.

 

O que pode e não pode conforme o Governo do Estado

ESTÃO PROIBIDOS ATÉ 30 DE ABRIL:

– Transporte coletivo – municipal, intermunicipal, interestadual, internacional
– Abertura de shopping centers, galerias, centros comerciais
– Permanência em bares, cafés, restaurantes e similares (retirada no balcão poderá acontecer)

 

ESTÃO PROIBIDOS ATÉ 31 DE MAIO:

– Todos os eventos e reuniões de qualquer espécie
– Missas e cultos religiosos
– Excursões
– Aulas na rede pública e privada (presenciais)
– Transitar em áreas públicas (parques, praias e praças)
– Eventos esportivos e sociais
– Cinemas, teatros, apresentações de qualquer natureza, casas noturnas e shows
– Atividades em academias

 

LIBERADO TEMPORARIAMENTE A PARTIR DE 13 DE ABRIL:

Com forte fiscalização sanitária e policial, com multa e fechamento se descumprir as regras:
– Hotéis, pousada e similares (Apenas hospedagens. Não pode servir refeições)
– Restaurante (somente para retirada no balcão)
– Comércio de rua

A fiscalização será feita pelas polícias militares e civis terão autoridade sanitária. As polícias chamarão atenção, orientarão e, se for preciso, emitirão multas e até fecharão os estabelecimentos.