Zahyra Mattar
Tubarão

Termina hoje o prazo limite para que os candidatos a vereador e prefeito que participaram do primeiro turno das eleições municipais deste ano, inclusive os que renunciaram ou desistiram da candidatura, assim como os respectivos comitês financeiros, entreguem as prestações de contas finais aos cartórios eleitorais de suas cidades. Os candidatos a prefeito que participaram da disputa no segundo turno têm até o dia 25 para prestar contas da campanha.

Na Amurel, o processo é lento. Até às 16h30min de ontem, somente os cartórios de Tubarão, Laguna e Braço do Norte haviam recebido alguns poucos documentos. Em Imaruí e Imbituba, nenhuma prestação foi entregue até este horário (confira mais no quadro ao lado). O candidato eleito que não apresentar a documentação exigida por lei não poderá, em janeiro, ser diplomado. No popular: foi eleito, mas fica sem o cargo.

Paralelamente à prestação de contas, os participantes do pleito também precisam entregar a quitação de contas de campanha. Este prazo, contudo, foi alterado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o dia 31 de dezembro. O tempo a mais, no entanto, valerá apenas para os não eleitos.
Para o restante, a data para a quitação de contas continua ser a mesma: hoje. A medida não alcança os candidatos eleitos porque as suas contas já devem estar apreciadas quando houver a diplomação, no máximo até o dia 18 de dezembro.

Municípios
Laguna
20ª Zona eleitoral
O cartório deverá receber mais de 100 prestações de contas e quitações eleitorais. Até as 16h30min de ontem, apenas 15 documentos haviam sido entregues.

Tubarão
33ª Zona eleitoral
O cartório enviará as prestações de contas e quitações eleitorais dos municípios de Sangão, Jaguaruna, Treze de Maio e Pedras Grandes. Ao todo, o cartório recolherá 176 documentos. Não há informações de quantos foram entregues até ontem.
99ª Zona eleitoral
O cartório abrange Tubarão, Capivari de Baixo, Armazém, Gravatal e São Martinho. Das 292 prestações de contas de quitações eleitorais que o cartório terá que receber, pouco mais de 100 foram entregues até as 16h30min de ontem.

Braço do Norte
44ª Zona eleitoral
O cartório receberá aproximadamente 160 prestações de contas e quitações eleitorais. Até ontem, apenas duas foram entregues.

Imbituba
73ª Zona eleitoral
O cartório deverá receber pouco mais de 100 prestações de contas e quitações eleitorais. Até ontem, nada tinha sido entregue.

Imaruí
62ª Zona Eleitoral
São pouco mais de 40 documentos a serem entregues. Até as 17 horas de ontem, nada tinha sido entregue.